Remédios Caseiros Para Caspas e Ceborreias
Seborreia e caspa: qual a diferença?
A caspa é descrita pela descamação da couro cabeludo que pode ou não ser comentada. No entanto, não há uma incidência verdadeira da pele, nem mesmo ocorrem as erupções e placas características da dermatite seborreica.
Vale lembrar que o mecanismo de formação da caspa é o mesmo da seborreia. No entanto, a caspa tende a ser mais branda e pode ser definida como um sintoma inicial da dermatite seborreica na couro cabeludo.
assistência ou vídeo
O que é dermatite seborreica?
Também conhecida como seborreia e caspa, a dermatite seborreica é uma inflamação referida pela presença de escamas brancas e amareladas com aspecto oleoso. É mais comum no couro cabeludo, mas pode acometer a face, tronco, sobrancelha, cantos do nariz, entre outros.
Na seborreia, existe um acúmulo maior de sebo em determinadas partes do corpo, onde ocorrem as descamações. É mais comum em homens fazer que em mulheres e seu aparecimento pareça estar relacionado a problemas como estresse e problemas hormonais.
Costuma aparecer após a adolescência, mas também pode se manifestar em bebês recém-nascidos. Acredita-se que a seborreia esteja presente em cerca de 18% da população mundial, sendo preocupação de muitas pessoas diariamente.
A condição é muito estigmatizada, pois a liberação de escamas está associada a cabelos sujos sem senso comum. Por isso, as pessoas que sofrem desse mal fazem de tudo para se livrar do problema, com medo de sofrerem preconceito. No entanto, a seborreia não é falta de higiene, estando mais relacionada a cada organismo em si devido a fatores externos.
Na maior parte dos casos, a dermatite seborreica causa caspa e uma leve coceira, mas também há casos em que há a formação de grandes placas inflamatórias na parte inferior dos fios do cabelo que geram prurido intenso e tratamento.
Causas da seborreia
Não se sabe, ao certo, o que causa a seborreia. A descamação e as erupções ocorrem em áreas onde há uma grande concentração de oleosidade, mas não se trata de uma disfunção das glândulas sebáceas propriamente ditas.
O fato de ser mais recorrente em homens leva a acreditar que o androgênio, hormônio que aumenta a produção de sebo, está relacionado ao problema.
Outro fator encontrado nos casos de dermatite seborreica é a presença do fungo Malassezia (Pityrosporum ovale), que, no entanto, também está presente na pele de pessoas que não sofrem de seborreia. Esse fungo simplesmente faz parte da flora benéfica natural da nossa pele.
Pois bem, se todas as pessoas produzem se e possuem o fungo em suas peles, alguma outra coisa deve ser a causa do problema.
Muitos especialistas acreditam, então, que a dermatite seborreica é desencadeada por uma ampla gama de fatores, sendo o mais determinante a maneira como o corpo reagente à presença do fungo.
Organismos diferentes enfrentam coisas de muitas maneiras diversas e, para algumas pessoas, a simples presença de fungo já pode ser irritante para a pele, que desencadeia uma resposta inflamatória responsável pelos sintomas.
Uma evidência dessa teoria é o fato de que tratamentos com antifúngicos costumam melhorar o quadro consideravelmente.
Você Viu apenas Algumas Informações de Como Funciona Basicamente Você vai Saber Pra que Vai Usar Nossa Receita Caseira Para combater caspas e Ceborreias Compre o seu agora e Supere suas Realidades!
Comentários
Postar um comentário